No seu Centro Administrativo e de Distribuição – CAD – as Lojas CEM possuem um auditório com todos os recursos de áudio e vídeo, com capacidade para 250 pessoas, utilizado para formação de pessoal e integração de novos funcionários. No Restaurante do CAD são servidas mensalmente cerca de 11 mil refeições. E a área de descanso dos colaboradores é um imenso jardim. Em meio à alta tecnologia, milhares de árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas para preservação ambiental e conservação de um lago existente no local.
Há ainda a preocupação com o atendimento adequado de todos os públicos que se relacionam com a empresa. No CAD das Lojas CEM, um Posto de Serviços, com restaurante, sala de repouso com TV, vestiário com banheiro e chuveiros, foi especialmente planejado para atender aos transportadores.
As Lojas CEM participam ainda de produções culturais, mediante patrocínio, por meio das leis de incentivo à cultura. Exemplo disso é o DVD Monumentos de São Paulo, distribuído gratuitamente a museus e escolas públicas do Estado, além da publicação e distribuição de livros.
A empresa também destina recursos a entidades assistenciais e filantrópicas. Um dos diretores da rede, por iniciativa própria e sem nenhum tipo interesse fiscal, econômico ou publicitário, investiu parte de seu patrimônio pessoal na construção de três escolas na cidade de Salto (SP), uma para cegos, outra para surdos e outra para autistas. Os prédios foram mobiliados, equipados e repassados por comodato à Associação dos Deficientes Visuais de Salto (ADEVISA), à Associação de Pais e Amigos dos Surdos (ASPAS) e ao Instituto Zoom (Casa do Autista). O objetivo do comodato é garantir que os prédios sejam utilizados de forma perene para as finalidades às quais se destinam.